E-commerce: O Que Você Deve Saber Antes De Montar Um E-commerce

E-COMMERCE: O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE MONTAR UM E-COMMERCE

E-COMMERCE: O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE MONTAR UM E-COMMERCE

Antes de fazer seu negócio eletrônico é preciso fazer algumas averiguações para não ser pego de surpresa.

É necessário estar bem informado de como funciona o e-commerce para saber negociar nesse âmbito. Uma dica valiosa é consultar profissionais da área para tirar todas as dúvidas referentes ao assunto. Tocar de ouvido, no e-commerce pode ser um erro fatal.

O comércio eletrônico cresce cada dia e mais empresas usam o e-commerce como parte das suas estratégias pois a loja virtual é capaz de alcançar nichos que ultrapassam fronteiras físicas.

Portanto, antes de iniciar seu projeto de e-commerce é importante levar em consideração alguns fatores que podem fazer um diferencial.

Existe uma estrutura necessária envolvida, que vai muito além de montar uma loja e começar a vender. Saiba qual é essa estrutura a seguir.

Montando O Comércio Eletrônico

O primeiro passo, para ter um e-commerce de sucesso é traçar um plano de negócios realista e o mais completo possível pois envolve tanto o orçamento para montar o negócio como para quem você for vender.

Portanto, o tamanho da sua margem, as despesas envolvidas e qual expectativa de retorno do seu investimento (ROI),a  curto, médio e longo prazo.

Para  criar um plano de negócios, invista em profissionais  especializados nessa área. Um plano bem feito ajuda você a prever as despesas que possam surgir, por exemplo.

É preciso conhecer bem o mercado e respectivo público com o qual pretende trabalhar – é fundamental com e-commerce.

Antes de se decidir pelo produto, é fundamental fazer uma análise do mercado e uma avaliação a fundo do mercado já que isso definirá sua estratégia de negócio que vai desde o design até as ações promocionais que serão investidas.

Além disso, a logística e o frete cobrados são fatores críticos em grande parte dos e-commerces. Essa logística precisa ser integrada: estoque virtual atualizado de acordo com o real e fornecedores de qualidade e confiança que garantam o cumprimento dos prazos.

O valor do frete cobrado é muito importante e está relacionado  ainda ao processo de tomada de decisão do cliente.

Outro ponto a se ter em conta é a plataforma escolhida  já que é capaz de fazer toda a diferença pois não são todas iguais como muitos pensam. Não escolha a sua apenas pelo custo, faça uma avaliação dos recursos e benefícios que oferece.

Essas plataformas devem propiciar a possibilidade de integrações com software de gestão, CRM (ferramenta para gestão de relacionamento com o cliente), por exemplo, entre outros recursos e facilidades.

Além disso, o layout também deve ser pensado com cuidado pois será responsável por atender à crescente demanda de mobilidade do mercado como um todo.

Também é importante que propicie meios para a integração com gateway de pagamentos para oferecer diferentes possibilidades aos seus clientes.

__________________________________________________________________________

Recomendo:

__________________________________________________________________________

Meça Tudo O Tempo Todo

É muito importante acompanhar os resultados gerados o tempo todo. Portanto, defina  indicadores-chave de performance e métricas para serem analisadas.

Quem estiver interessado em abrir o seu próprio negócio ou mesmo expandir o que já possui, o e-commerce se posiciona como uma excelente oportunidade de negócios.

Para que você consiga se dar bem nessa fatia importante do mercado é de vital importância estar atento aos movimentos do setor e fundamentalmente estar a par de todos os recursos disponíveis para usar ao seu favor no e-commerce.

Além disso, não pode ser descartada a procura por ajuda profissional técnica que pode contribuir para a melhoria ou assessoramento para abrir e ter seu próprio comércio eletrônico.

Em pleno século XXI é imprescindível falar de negócios no campo virtual. É o negócio do futuro.

 

Sem educação formal você pode fazer de forma eficiente o Marketing da sua Empresa, Empreendimento ou atuar como um Consultor de Marketing Digital.

Ronaldo Moraes

Sou o Ronaldo Moraes dos Santos, Empreendedor Digital. Trabalho como Afiliado de produtos digitais da plataforma Hotmart. A busca incessante por qualidade de vida me leva a compartilhar Marketing Digital e E-commerce com todos que têm o mesmo sonho. Temos um caminho futuroso para trilhar, e o céu é o limite!!!

Website: https://empreenderideias.com

2 Comentários

  1. Ronaldo gostei do seu artigo e do seu blog com assuntos relacionados ao Ecommerce. Venho trabalhando a quase 1 ano como afiliado, e um mês atrás um amigo me pediu ajudar administrar a loja virtual dele, eu não queria até ele me convence. Mais ele ficou sabendo deste começo não tinha nenhuma experiência com loja virtual.Depois de 2 meses tentando não saiu nenhuma venda…Ele ficou muito bravo, tirou meu fixo e queria que eu trabalha-se para ele fixo na loja só ganhando comissão. Lógico que não aceitei.

    Hoje tenho tentado determinar um cheklist de algumas coisas que são necessarias para pegar um serviço de adm. loja virtual e queria que você me ajuda-se a desenvolve.Por exemplo: O lojista precisa ter uma lista todo estoque dele, e cada produto precisa ter um codigo identificação. E para cadastro loja virtual precisa ter também peso, as dimensões do produtos.etc…

    Sofri muito para cadastra os produtos dessa loja por que este meu amigos não tinha esta lista, e nem imagina qual era peso e tamanhos dos seus produtos…fora outros itens…

    Um abraço, fico no aguardo…

    • Olá Cristiano!

      O Check List é nada mais, nada menos que o seu Planejamento Diário (pode ser uma Planilha). Deve ser feito com toda a sua equipe (para se valer das ideias do Diretor, Gerente e do Proprietário), porque você é responsável por uma unidade de negócio, uma loja. Depende muito também da Plataforma de E-commerce que o contratante utiliza. Você precisa estudá-la e operá-la para saber o que ela proporciona: vantagens x desvantagens. Seu controle operacional pode ser semanal ou diário. Sobre a Plataforma, você tem que se precaver sobre:
      -Mensalidade: Como você está em Processo Seletivo, presumo que ela já foi escolhida (a plataforma). Você deve avaliar o custo/benefício e se a infraestrutura é compatível com crescimento do seu E-commerce, se é detentora das funcionalidades que você precisa e claro, o valor (o barato pode sair caro!)!.
      -Personalização: Deve, a você, permitir uma liberdade “infinita” de configurações. Afinal você precisa decorar a fachada, dispor bem os produtos e escolher as cores. Os templates ajudam e atrapalham (detalhe).
      -Funcionalidades: A meu ver esta é a resposta que você quer receber, certo? Então, são as ferramentas que a plataforma oferece – como: carrinho de compras, lista de desejos, qualificação de produtos, comparação de preços, recomendação da loja, gestão de estoques, controle financeiro, dentre outros. Verifique também o front end (tudo que cativa os clientes) e back end (ferramentas de controle interno que vão te auxiliar). Você deverá fazer uma pesquisa avançada para escolher a que melhor atende o perfil da empresa.
      -Integração: É primordial verificar se a plataforma é integrada a gateways de pagamento, correios e transportadoras, sistemas anti-fraude, redes sociais, certificados de segurança, etc. “No e-commerce a guerra é por clientes”.
      -Formas de Pagamento: Em, no máximo, 3 cliques o cliente tem que realizar a compra com todas as opções que nós conhecemos: débito, crédito (de preferência que aceite todos os cartões!) e boleto bancário.
      Ou seja: plataforma personalizável, interface simplificada, responsiva (acessível) em Smarphones e Tablets das mais várias marcas, modelos e sistemas operacionais, ferramentas de gerenciamento satisfatório, visual atrativo, integrada a tecnologia/mídias e serviços externos, atender seus planos de marketing, suporte impecável, compatível com vários navegadores, múltiplas formas de pagamentos, disponibilizar SEO (otimização de busca), ser recomendada por outros usuários e ter funcionalidades que te atendam.

      Espero ter ajudado. Se permanecer a dúvida entre em contato e deixe também sua crítica ou sugestão, ok?

      Um forte abraço e SUCESSO!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *