Tutorial de Google Ads/Adwords para Iniciantes: Use na Sua Empresa Agora!!!

Independente do nicho da sua empresa, todas têm um objetivo em comum: vendas.

Conseguir converter mais vendas com um baixo custo de investimento e de tempo é a  máxima que todos nós temos em comum e, por este motivo, procurar opções que sejam descomplicadas e baratas é a grande sacada para o momento, ainda mais com o  leque de oportunidades que o Marketing Digital oferece.


Pensando nisso, queremos te mostrar um tutorial simples para iniciantes em Google Ads/Adwords. Vamos abordar: 

  • O que é o Google Ads/AdWords e como funciona
  • Tipos de anúncios
  • Como o Ad Rank é composto?
  • Como o índice de qualidade é calculado?
  • Como criar uma conta no Google Ads/AdWords
  • Como anunciar no Google Ads/AdWords

 

Para começarmos: 

O que é o Google Ads/AdWords e como funciona

Segundo as definições da própria empresa, a ideia é exibir “…seus anúncios para os clientes quando eles procurarem empresas como a sua na Pesquisa Google e no Maps.

Pague somente pelos resultados, como cliques para acessar seu site ou chamadas feitas para sua empresa.”Ou seja, faça sua empresa ser vista, encontrada quando pesquisarem pelo seu produto, serviço ou nicho no Google.

Para poder usar os serviços do Google Ads/Adwords só é preciso ter uma conta Gmail e seguir o passo a passo já dentro da ferramenta, para montar a campanha. De modo geral, as informações necessárias são: faturamento (que pode ser debitado no cartão de crédito ou boleto), tipos de anúncios – que falaremos a seguir -, valor e duração, área de alcance e público-alvo.

Tipos de Anúncios

Há três tipos básicos de anúncios oferecidos pelo Ads: rede de pesquisa, rede de display e anúncios no Youtube. Aqui iremos definir os três e mais um bônus: Anúncios de aplicativos

As campanhas de Rede de Pesquisa geralmente exibe os anúncios que possuem apenas texto nas páginas de busca do Google quando alguém faz uma pesquisa por um produto ou serviço semelhante ao seu. 

Já as campanhas de Rede de Display comumente exibem anúncios com imagens em sites ou aplicativos visitados por seus potenciais clientes. 

Campanhas de vídeos, em geral, exibem os anúncios em vídeo de 6 ou 15 segundos antes ou durante a reprodução de vídeos do YouTube

Indo para conhecimentos mais avançados, há, entre outros, anúncios em Aplicativos. As campanhas para apps servem para promover o seu aplicativo, seja Android ou iOS nas buscas do Google, Google Play, Youtube e outros. É uma forma bem certeira de chegar aos seus clientes.

Como o Ad Rank é composto?


O Ad Rank ou Classificação do Anúncio, é um valor que determina se os seus anúncios serão exibidos, e caso sejam, a classificação mostrará em que posição aparecerão em uma página em comparação a outros anúncios. 

As variáveis que determinam esse resultado são, segundo o Google:  o valor do lance, a qualidade dele no momento do leilão (incluindo a taxa de cliques esperada, a relevância e a experiência na página de destino), a classificação mínima, a concorrência no leilão.

O contexto da pesquisa (como localização, dispositivo, horário e termos usados, outros anúncios e, resultados exibidos na página e outros sinais e atributos do usuário) e o impacto esperado das extensões e de outros formatos de anúncio. 

Como o índice de qualidade é calculado?

Primeiro a definição: o índice de qualidade é uma estimativa da qualidade dos seus anúncios, das palavras-chave e também das páginas de destino. Os anúncios que possuem uma maior melhor qualidade, tem também melhores resultados, preços mais baixos e melhores posições de anúncio.

Já para ver o seu Índice de qualidade, adicione a coluna Índice de qualidade quando for criar relatório dentro da própria ferramenta. Após isso, será exibido uma escala de 1 a 10 e que inclui a taxa de cliques esperada, a relevância do anúncio e a experiência na página de destino.

Como criar uma conta no Google Ads/AdWords

Para ter uma conta no Google Ads/Adwords há duas opções bem simples, criar uma conta ou através de um Gmail que você já use. De toda maneira, é preciso que você possua uma conta no Google. Você pode criar uma conta de Ads/Adwords clicando aqui. Este link já te direciona para a criação express de sua primeira campanha.


Como anunciar no Google Ads/AdWords

Uma vez que você crie ou faça login com a sua conta do Gmail no Google Ads/Adwords, você já será direcionado para a criação de campanhas expressa.

O Ads possui duas versões, a de criação rápida de campanhas e a clássica. Normalmente o usuário é levado para a criação expressa, onde deverá colocar os dados básicos para sua primeira campanha como valores, duração e, antes que a campanha comece a rodar, os dados de pagamento.

Conclusão

Pode parecer difícil enquanto iniciante no Google Ads/Adwords quando nos deparámos com a ferramenta, mas não é.

Esse tutorial simples lhe ajudará e muitos a dar os primeiros passos e para que você entenda a importância de ter a sua empresa dentro das novas ferramentas de ganhos que só o Marketing Digital oferece. 

E não esqueça: Fazemos As Vendas do Seu Negócio Acontecer Com o Menor Custo de  Marketing, SAIBA MAIS!

Ronaldo Moraes

Sou o Ronaldo Moraes dos Santos, Certificado em Gestão de Marketing Digital pela OAJ Treinamentos Gerenciais, do professor Olímpio Araújo Júnior; curso Formação de Gestores de Marketing Digital. E continuo em busca de conhecimento para me aprimorar cada vez mais.

Website: https://empreenderideias.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.