Como ser um Gestor de Marketing, E-commerce e Empreendedorismo Digital

Vivemos no cenário perfeito para o crescimento do profissional que ocupa o cargo de gestor de marketing de alguma empresa digital, já que o empreendedorismo e o e-commerce vêm se tornando uma prática cada dia mais comum. Esse posto sempre será visto como um cargo elevado, onde ganha quem souber gerenciar o movimento de todos,visando sempre resultados objetivos.

Por isso, hoje preparamos uma série de perguntas para você se questionar, sair da sua zona de conforto, e descobrir se está preparado para ser um gestor de marketing digital.

  • Você sabe se comunicar?

Para ser um bom gestor de marketing, a sua comunicação é um ponto fundamental. Adequar a sua linguagem para os distintos departamentos que estão trabalhando para alcançar resultados no e-commerce é um desafio constante, porém quando aprendemos a maneja-lo o ambiente profissional será mais dinâmico e aperfeiçoado.

Os seus resultados são um reflexo da eficiência da comunicação do gestor de marketing.

  • Você está sempre se atualizando das novidades do meio empreendedor?

Termos, conceitos, novas plataformas, ferramentas úteis, novos profissionais como concorrência… A era do e-commerce é muito dinâmica e volátil, o que é trendy hoje, no mundo do marketing, amanhã pode ser substituído por outra tendência de mercado. Capacitação constante é um requerimento básico.

  • Você é bom em otimizar dados?

Diariamente, com todas as ferramentas de monitoramento, você receberá informações numéricas sobre as vendas e o review bruto do cliente sobre o produto ou serviço vendido.

 Um bom gestor de marketing em tempos de empreendedorismo digital precisa transformar esses dados numéricos em uma informação importante e interessante financeiramente para a empresa em questão. Nesse artigo listei dicas relevantes para desenvolver a otimização…

  • Você tem suporte teórico para atuar no meio do marketing?

Não estamos falando de termos puramente acadêmicos e sim focalizando na real necessidade de ter uma base de raciocínio que tenha uma linha teórica coerente, assim será mais fácil passar credibilidade e alcançar resultados eficientes.

  • Você costuma escutar o que as pessoas têm a dizer?

Do seu superior, ao estagiário. Do seu competidor ao seu professor da faculdade.

Ter um cargo de chefia no e-commerce é saber escutar e absorver do que foi dito, o que é construtivo e o que é destrutivo para você como profissional. Saber separar do âmbito privado também é fundamental.

  • Você é bom em ser estrategista e colocar-se objetivos?

Um gestor de marketing precisa colocar objetivos e metas para cada ação que for realizar, é o único meio de alcançar resultados para a empresa. Descobrir as qualidades e defeitos de cada profissional que está trabalhando nesse processo e saber quais funções delegar para cada um desempenhar.

Esse ponto faz parte do que chamamos de tomada de decisão, em situações as quais é improvável que você possa contatar alguém para pedir a opinião e terá que agir de maneira dinâmica, coerente e rápida diante de alguma crise na comunicação do empreendedor.

  • Você gosta de investigar e explorar nichos de mercados?

Afinal, essa é uma das funções do marketing, a investigação de mercados e saber como adaptar a comunicação do produto para cada tipo de cliente e suas necessidades.

Conheça a sua concorrência, monitorize os ganhos e perdas das marcas que estão na mesma categoria que você. Se possível, participe de grupos de benchmarking e saiba extrair dados numéricos de todos os lados, definindo o que é importante ou não.

  • Qual o seu diferencial em relação à concorrência?

Faça o seu diferencial em relação à concorrência. Largue na frente da concorrência e aprenda como otimizar o seu tempo com as ferramentas e estratégias de gestão de marketing digital como curso do Olimpio Araújo Junior.

O professor Olimpio Araújo Junior preparou o curso Formação de Gestor de Marketing, que tem chamado a atenção por clientes de mais de 12 países e já contabiliza 16.000 alunos capacitados. O curso está dividido em dez módulos obrigatórios para receber o certificado de participação do curso e mais oito módulos extras.

Ao responder essas perguntas, você saberá se possui o perfil para ser um gestor de marketing, e-commerce e empreendedorismo digital. Muitas vezes esse processo de adaptação é doloroso e árduo, mas os resultados são compensatórios e o seu crescimento pessoal é notório.

 

Sem educação formal você pode fazer de forma eficiente o Marketing da sua Empresa, Empreendimento ou atuar como um Consultor de Marketing Digital.

Ronaldo Moraes dos Santos

Sou o Ronaldo Moraes dos Santos, Empreendedor Digital. Trabalho como Afiliado de produtos digitais da plataforma Hotmart. A busca incessante por qualidade de vida me leva a compartilhar Marketing Digital e E-commerce com todos que têm o mesmo sonho. Temos um caminho futuroso para trilhar, e o céu é o limite!!!

Website: https://empreenderideias.com

1 Comentário

  1. Pingback: Como Escrever Artigos Otimizados Com SEO - Empreender Ideias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *